As 4 fases das empresas

Conhecer as 4 fases das empresas nos permite avaliar em qual grau de amadurecimento se encontra nosso negócio. Inegavelmente o sucesso de uma empresa está fortemente ligado a três fatores: gestão de pessoas, processos assertivos e ferramentas adequadas. É o tripé do sucesso.
As 4 fases das empresas

Fazer a empresa crescer é uma das maiores dificuldades dos empreendedores, principalmente em tempos de crises. Muitos negócios fecham ou ficam estagnados por não seguirem objetivos simples.

De acordo com o SEBRAE, quase um terço das empresas fecham antes de completar um ano. Isso ocorre porque os empresários não se preparam para serem gestores e muitos acabam por se tornarem mais força de trabalho do que força de pensamento em suas empresas.

Uma empresa pode sobreviver por anos sem funcionários, mas ela não vai muito longe sem um patrão. De qualquer forma todo empresário quer que sua empresa cresça, ou pelo menos deveria querer, e é disso que tratamos neste artigo.

Conheça agora as 4 fases das empresas e tente identificar em qual delas seu negócio está.

SOBREVIVÊNCIA​

Compra, Vende, Entrega​

Essa é a fase de provar a viabilidade do negócio, de identificar se a empresa dá lucro, se o negócio é capaz de gerar caixa e que vale a pena colocar energia no negócio, pois ele vale a pena financeiramente. O foco é vender e entregar.

Também podemos chamar essa fase de consolidação, pois é a fase na qual a empresa começa a se firmar no mercado. Essa fase pode durar de dois a cinco anos, pois geralmente é o tempo que uma empresa leva para começar a dar lucro efetivamente, depois de pagos todos os investimentos.

O grande problema para os pequenos empresários é que suas empresas passam toda existência a nesta fase. Os empresários se acomodam com pequenos sucessos e suas empresas ficam estagnadas. Conhecemos empresas que passaram de geração nesta fase, empresas que estão há trinta anos se equilibrando no mercado, sem gerar lucro, apenas pagando um salário razoável a seus proprietários, que compõem a maior parte, senão toda a força de trabalho da empresa.

Essas empresas sobrevivem às crises as custas do padrão de vida de seus proprietários, que se adaptam a redução de recursos financeiros, pois a concorrência vai a cada dia tomando mais espaço e o faturamento não cresce sequer de acordo com os índices inflacionários da economia. Podemos dizer que estas empresas vão morrendo aos poucos e sobrevivem até a aposentadoria dos proprietários, quando são efetivamente extintas e estes passam a viver da previdência social.

Se sua empresa está há mais de cinco anos nesta fase, eu recomendo fortemente que você pense em elevar seu nível de gestão para levar sua empresa a um nível acima, começando a construção do seu negócio e talvez obter uma aposentadoria mais confortável.

CONSTRUÇÃO​

Contrata, Treina, Lidera​

Contratar

Essa fase começa quando os donos das empresas percebem que sozinhos não irão muito longe. Geralmente o negócio já provou sua viabilidade e agora é hora de construir a empresa.

Uma construção sólida começa com contratações acertadas, com pessoas  capacitadas e alinhadas ao propósito da empresa. E é aqui que muitos empresários cometem o primeiro e talvez o mais grave erro na construção dos seus times. Na maioria das vezes sequer há um propósito definido, então como é possível contratar pessoas alinhadas a ele? O que acontece na maioria das vezes são contratações aleatórias, seja por afinidade pessoal, seja por indicações de pessoas pouco familiarizadas com a empresa e com as qualidades do indicado, bem como por qualquer outro motivo pouco profissional.

Os processos de contratação deve ser conduzidos com profissionalismo, tendo clareza em todos os aspectos, desde o que será oferecido pela empresa até o que deverá ser entregue pelo contratado. A decisão final deve atender as expectativas de ambas as partes.

Treinar

Todos os profissionais devem saber com clareza três o que eles devem entregar para empresa, como devem entregar e quando esta entrega precisa ser feita. Para que isso ocorra da maneira prevista esses profissionais precisam ser treinados. É preciso que essas informações sejam claras e objetivas, caso contrário cada pessoa poderá fazer o que ela considerar mais importante, da forma como ela achar melhor e quando for possível. Não é verdade?

Por isso é imprescindível treinar permanentemente seu time. O que parece óbvio para o dono da empresa na maioria das vezes nem passa pela cabeça do funcionário. E é aí que a equipe começa a afundar, boas contratações são desperdiçadas por falta de alinhamento, pois passa a valer a cultura de cada um e a empresa acaba por perder a identidade e se inicia um processo de turn-over que se perpetua impedindo a construção sólida da empresa.

Liderar

Você vai encontrar diversos conceitos de liderança se for pesquisar. Na minha visão, para um empresário, liderar é a arte de comandar pessoas. Você pode exercer esta atribuição através da boa liderança ou da má liderança. A boa liderança é onde o empresário inspira e motiva seus liderados de forma positiva, onde esta motivação vem muito mais pelas atitudes do líder do que por suas palavras. Já um mau líder não inspira, apenas ordena que seja feito de acordo com suas palavras e suas atitudes geralmente não acompanham seu discurso.

Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz. – Ralph Waldo Emerson​

Comande seu time através da boa liderança e não através da chefia.

Um outro aspecto a ser considerado é quando o empresário abdica da liderança de sua equipe, a qual prontamente é assumida por outra figura, geralmente um funcionário mais influente ou mesmo em cargo de gerência. Um empresário não precisa e nem deve ser centralizador a ponto de comprometer o bom funcionamento da empresa, porém ele sempre deve ser o líder de sua organização.

ORGANIZAÇÃO​

Cultura, Políticas, Rotinas​

Essa fase pode ser iniciada paralelamente à fase construção, porém é mais comum que se inicie quando o empresário percebe que as pessoas não funcionam bem sem processos definidos. Quando você treina seu time, você já está de certa forma organizando sua empresa. Porém essa organização precisa ser feita de forma estruturada, pois uma organização feita de forma intuitiva traz mais problemas do que soluções.

Se você não estabelecer uma cultura própria na sua empresa, vai ter que conviver com aquela que se criará naturalmente.​

Neste momento, em que a empresa está se construindo, é fundamental estabelecer as políticas internas, fazer valer as regras e principalmente cumprir a sua palavra. Se você costuma passar por cima dos processos e ignorar as políticas da empresa sempre que tem oportunidade saiba que é essa cultura que você está estabelecendo na sua empresa. Depois não adianta culpar os seus funcionários.

A cultura de uma empresa é como um caldo derramado de cima para baixo cobrindo toda a organização. A cultura vem de cima!

Estabeleça e deixe claras as políticas da empresa, defina processos e rotinas, cobre dos seus funcionários e cumpra sua palavra, assim você está começando a criar uma cultura forte e enraizada na sua corporação e todo e qualquer funcionário novo que chegar não demorará a estar entregando o melhor de si para que a empresa entregue o melhor do mercado para o cliente.

EXCELÊNCIA​

Pessoas + processos = resultados​

Resultados. Essa é a fase em que você quer chegar, ou pelo menos deveria. Se você já trouxe sua empresa até aqui, parabéns! Você faz parte de um grupo de elite de empresários, não importa o tamanho da sua organização. Seu cliente certamente está satisfeito.

Quando falamos em processos não devemos esquecer uma parte fundamental do tripé do sucesso: as ferramentas. Pessoas, processos e ferramentas estão conectados intimamente para traze sucesso ao seu empreendimento.

Quando você tem as pessoas certas, processos assertivos e ferramentas adequadas o sucesso é uma consequência inevitável, sua empresa está mantendo excelência na operação. É isso mesmo, mantendo, pois excelência não é um ponto que se atinge e pronto, tudo resolvido. Não, você tem que manter sua empresa no tripé do sucesso.

As pessoas devem ser permanentemente treinadas e atualizadas, os processos devem ser mantidos em melhoria contínua e as ferramentas sempre atualizadas e principalmente utilizadas, aplicadas em seu negócio. O segredo está em buscar, aprimorar e aplicar seu conhecimento em gestão, permanentemente.

Você já sabe em qual fase está a sua empresa? É nesta fase que você quer que ela permaneça?

Faça a lição de casa, coloque a mão na massa. O sucesso é inevitável…

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